Page 151 - INSTITUTO HISTÓRICO VOL XI
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Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros
Resposta: É a primeira voz que responde os cantos
do guia.
Ajudante de Resposta: É o cantador de Reis que
faz a segunda voz da resposta.
Segmento: É a sequência de versos dentro da conti-
nuação da história. O mesmo que enredo.
Resposta no segmento: Quando a dupla de canta-
dores de resposta sabe o segmento, não é preciso respon-
der os mesmos versos cantados pelos cantadores – guias, e
pode se continuar o segmento.
Obs.: Há lugares no Norte & Vale em que a resposta
não é feita só pela dupla e, sim, por cinco tipos de vozes.
Estrofe e verso: Em algumas regiões, o povo chama
a estrofe de verso e o verso de linha ou pés.
Guaiano e Lundu: Pode ser cantado por qualquer
componente da Folia.
Toalha: A toalha branca representa a pomba da paz,
Deus, Divino Espírito Santo, a pureza, a fé cristã e é o
símbolo sagrado do Menino Jesus. Na falta da toalha, todo
Folião deve, ao menos usar uma fita branca na viola ou no
pescoço.
Bandeira: A Bandeira, Quadro ou Estandarte signi-
ficam o símbolo sagrado do Terno de Folia e todo Terno é
obrigado a ter o Quadro ou a Bandeira, carregada nas
duas mãos ou estandarte, que é o mais tradicional em um
pequeno mastro com no máximo dois metros de altura.
Bandeireiro: É o Folião que carrega o Quadro, Ban-
deira ou Estandarte. É obrigado a andar na frente da Fo-
lia e quando a Folia chegar na casa, ele tem que colocar o
Quadro, Bandeira ou Estandarte em frente à porta princi-
pal da casa que está fechada. E, assim, que for aberta a
porta, é seu dever fazer a entrega para a pessoa responsá-
vel pela casa.
Esmola: A esmola é uma tradição religiosa e só pode
ser gasto o dinheiro arrecadado com a festa de reis no dia
6 de janeiro ou com o material de uso do Terno.
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