Page 116 - INSTITUTO HISTÓRICO VOL XI
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Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

              ainda outra possibilidade, que fala da aparição de uma
              imagem da referida santa em Argel, e que assim se inicia
              o processo de devoção trazido para o Brasil. Nesse senti-
              do, Nossa Senhora do Rosário é tida como a santa prote-
              tora dos negros, fato transmitido oralmente de geração
              em geração. Como é comum na tradição oral, as narrati-
              vas se modificam na medida em que vão sendo conta-
              das, adquirindo novas conotações e características pró-
              prias dos lugares. Por isso em Minas Gerais numa das
              versões sobre este tema:

                       Diz uma lenda histórica, que certa época, Nossa Senhora do Rosá-
                       rio apareceu sob as águas do mar. Imediatamente os caboclos, já
                       devotos da Santa Virgem através de catequeses de jesuítas, reza-
                       ram, dançaram, cantaram, tocaram seus instrumentos, para que a
                       Santa Virgem viesse até eles. Mas ela não veio. Em seguida, os
                       Marujos, também devotos, foram até a praia, e empreenderam
                       sua tentativa de trazer a Virgem do Rosário até eles. 5

                    Enfim, esta forte ligação com os santos negros tam-
              bém traz para o Brasil o tradicional congado, que para
              uns está ligado às lutas religiosas europeias da Idade
              Média e para outros está associada a uma tradição luso -
              afro-brasileira, onde “o catolicismo de Portugal forne-
              ceu os elementos europeus da devoção à Senhora do Ro-
              sário, a igreja no Brasil reforçou essa crença, enquanto
              os negros, de posse desses ingredientes, deram forma ao
              culto e à festa.” Então, o famoso congado que acontece
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              em várias partes do Brasil, iniciou do sincretismo cultu-
              ral e religioso entre brancos e negros, e ainda hoje é tra-
              dição em regiões como Francisco Sá.
                    Outro personagem ligado à história do congado em
              Minas, é Chico Rei, um africano que durante a festa de
              Nossa Senhora do Rosário foi coroado rei, em menção à
              tradição dos brancos em coroar os seus reis.


                       Francisco foi aprisionado com toda a sua tribo e vendido com ela,

              1  GOMES; PEREIRA. Negras raízes mineiras: os arturos. p.102.
              2  GOMES; PEREIRA. Negras raízes mineiras: os arturos. p.176.
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