Page 115 - INSTITUTO HISTÓRICO VOL XI
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Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

                    do assim, no início


                            Quando os negros, como recordação de Vila Rica, do monarca
                            africano, “Chico – Rei “vestiam-se de trajes típicos, dançavam nas
                            ruas e escoltavam os “reinados” do Divino, de Nossa Senhora do
                            Rosário e Benedito. Esses catopês obedeciam ao comando do ne-
                            gro velho Gonçalo Preto, o mais antigo capitão dos dançantes do
                            Brejo das Almas.

                         Deste modo, os costumes no decorrer da festa vão se
                    modificando, mas a tradição permanece. E para demons-
                    trar esses costumes com suas mudanças e permanências,
                    descreveremos abaixo os vários componentes das Festas de
                    Setembro, a começar pelas homenagens aos seus santos.


                         1.3FESTADOSNEGROS:ACOROAÇÃODOREI
                         Devido ao processo de colonização e também da uti-
                    lização dos negros como escravos, acontece de modo sig-
                    nificativo o sincretismo religioso, entre as crenças dos afri-
                    canos e do catolicismo. Esse sincretismo começa a aconte-
                    cer desde a chegada dos europeus à África, e assim como
                    estratégia de catequese, o culto a santos negros, como
                    Nossa senhora do Rosário ganha destaque dentro do ca-
                    tecismo perante a população africana. E assim também
                    acontecerá no Brasil, esse costume e devoção irá se alas-
                    trar por praticamente todo o território nacional, dando
                    mais ênfase às tradições.

                            O culto de Nossa Senhora do Rosário fora criado por São Domingo
                            de Gusmão, mas estava fora de moda, sendo restabelecido justa-
                            mente na época em que os dominicanos enviaram seus primeiros
                            missionários para a África; daí, sua introdução e sua generaliza-
                            ção progressiva nos grupos escravizados. Estes fatos bem indicam
                            que o culto de santos negros ou de virgens negras foi, de início,
                            imposto de fora ao africano, como uma etapa de cristianização, e
                            que foi considerado pelo senhor branco como meio de controle
                            social, um instrumento de submissão do escravo. 4

                         Essa é uma das hipóteses sobre a relação de fé e
                    devoção entre os negros e Nossa Senhora do Rosário. Há


                    1 BATISTE apud COSTA. A festa dos catopês em Montes Claros. p.6.
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