Page 103 - INSTITUTO HISTÓRICO VOL XI
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Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros
são entre eles, ambos expressam temáticas diferentes. A
desertificação não está relacionada com a formação ou
ampliação de desertos, assim como também não se con-
funde com seca.
Desde 1977 é consenso mundial a utilização do chama-
do índice de aridez para o estudo da suscetibilidade à deserti-
ficação, a partir da metodologia desenvolvida por Thornthwai-
te (1948). Tal índice considera a pluviosidade e a perda máxi-
ma possível de água pela evaporação e transpiração.
De acordo com a Convenção das Nações Unidas de
Combate a Desertificação – UNCCD esse processo ficou
entendido como “a degradação da terra nas regiões áridas,
semiáridas e subúmidas seca, resultante de vários fatores,
entre eles as variações climáticas e as atividades humanas”.
O Norte de Minas Gerais apresenta grande diversi-
dade, tanto no que se refere às características físicas, como
clima, relevo e vegetação, bem assim as diferenças relacio-
nadas ao caráter socioeconômico com irregularidades en-
tre a distribuição de renda, concentração da população e
condições de vida. De maneira geral, a região norte do
Estado mineiro apresenta tais características semelhantes
à região Nordeste do país, tanto que a Superintendência
do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE incluiu esta
região no seu campo de atuação, por estar inserida no
domínio do clima semiárido. Considerada um fenômeno
natural e estritamente meteorológico, as secas são recor-
rentes em regiões semiáridas. É fenômeno que tem início
lento, de longa duração, trazendo grandes efeitos princi-
palmente em regiões que sofrem com a indisponibilidade
de água, seja em lugares onde a oferta desse bem é menor
do que o consumo, ou onde a oferta tenha grande varie-
dade. Para a Bacharela Kelly de Oliveira Barros, gradua-
da em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa –
MG, as consequências de um longo período de seca de-
pendem não só de sua duração e intensidade, mas tam-
bém das condições socioeconômicas e culturais da popu-
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