Page 58 - Instituto Histórico Vol.VIII
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dia sua posição naquele desfile pomposo. Logo atrás, vinha um
cavalo branco, em pêlo, para charme da tropa. Era uma figura
apenas decorativa do comboio, mas tradicional. Os demais car-
gueiros acompanham na fila, sem trocar de lugar. E no final, o
“Passo Preto” como era chamado por nós. Era um burro de es-
trutura baixa e robusta. Ele vinha sempre atrás, isto é, no coice e
não arredava de sua posição. Portava os utensílios de cozinha, os
mantimentos, as roupas de troca e de dormir de nosso uso.
Depois de um longo dia de viagem, quente e ensolarado,
poeirento e cansativo, chegávamos num dos postos de pousada.
Ali, pernoitávamos e no dia seguinte, continuávamos com a mar-
cha até o destino da viagem. Na chegada, eu, na qualidade de
chefe da caravana, tomava uma distância pequena à frente da ma-
drinha com seus chocalhos tocando em harmonia e mantendo os
outros animais em fileira e posições corretas. Os dois tropeiros,
com entusiasmo, vinham atrás de “piratas” nas mãos.
Os moradores, quase sempre sem novidades, postavam-se
aos lados das ruas, nas portas e nas janelas de suas casas para
apreciar a nossa entrada triunfal, com garbo e grandeza, como se
fosse a entrada de uma tropa de Júlio César em Roma, depois de
uma vitória bélica.
Percebo que em qualquer situação de vida há espaço para
a glória, para o entusiasmo e para a grandeza interior. Como tam-
bém, há lugar para os percalços, dependendo do estado de espíri-
to de cada um. E, grandes ou pequenos podem dar suas contribui-
ções para o crescimento e bem estar da sociedade. Às vezes, um
plebeu sente-se, em certo momento, tão feliz e orgulhoso de seus
feitos quanto um nobre com suas façanhas mirabolantes. Nós não
éramos diferentes. Sentíamos satisfeitos naquele trabalho sim-
ples, mas de tamanha importância àquela gente.
Os animais rompiam e tomavam suas posições na frente da
pousada e de suas respectivas estacas, de maneira impecável. Ali,
ficavam esperando a ação dos tropeiros. Cada carga era composta
de dois fardos, de peso entre cinquenta e sessenta quilos cada,
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