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Segundo
escreveu o saudoso Prof. José Herculano Pires,
prefaciando a obra de Arthur Conan Doyle, "História
do Espiritismo", é um nome conhecido e lido
no mundo inteiro.
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Dotado
Conan Doyle de fértil imaginação,
comunicabilidade natural de seu estilo, a espontaneidade
de suas criações tornaram-no um escritor
apreciado e amado por todos os povos.
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Em
nosso país a série Sherlock Holmes, a série
Ficção Histórica e a série
Contos e Novelas Fantásticas aqui estão
para comprovar a afirmação feita em favor
do extraordinário escritor.
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Entretanto,
é bom que se diga que ele não apenas se
destacou naquelas linhas compostas com três séries,
pois além de historiador, pregou o uso de métodos
científicos na pesquisa policial, destacou-se também
como um lúcido escritor espírita em todo
o mundo, revelando notável compreensão do
problema espírita in-totum (como ciência,
filosofia e religião).
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Então,
além daquelas séries enumeradas no início
destas considerações existem mais duas séries:
a de História e a do Espiritismo.
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Ao
ser lançada a primeira edição da
obra "História do Espiritismo", a revista
inglesa "Light" destacou o equilíbrio
e a imparcialidade com que o assunto foi abordado. Uma
extensa Nota assinada por D.N.G. destacou que os críticos
haviam sido "agradavelmente surpreendidos",
porque Conan Doyle, conhecido como ardoroso propagandista
do Espiritismo, fora de uma imparcialidade a toda prova.
E o articulista da revista "Light" continuava:
"Uma obra de história, escrita com preconceitos
favoráveis ou contrários, seria, pelo menos,
antiartística, pecado jamais cometido pelo autor
de - The White Company -, em nenhum de seus trabalhos".
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O
próprio Autor define aquele critério ao
falar do desejo de contribuir para que o Espiritismo tivesse
sua história e o objetivo da obra não era
o de fazer propaganda de suas convicções,
mas o de historiar o movimento espírita. Daí,
colocar-se imparcial e serenamente como observador dos
fatos que se desenrolam aos seus olhos, através
do tempo e do espaço. (Ipsis litteris).
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Reconhecendo
a magnitude e amplitude do trabalho que se propôs
realizar pediu auxílio a outras pessoas e encontrou
em Mrs. Leslie Curnow uma dedicada e eficiente colaboradora
e com essa ajuda prosseguiu investigações
até concluir a obra.
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Reconheceu
não haver realizado um trabalho completo porque
não dispunha de recursos necessários e tempo,
mas, com satisfação verificou que fez o
que era possível no momento, diante da enorme extensão
e complexidade do assunto, além das condições
de dificuldades do próprio movimento espírita
da época. Arthur Conan Doyle nasceu em 22 de maio
de 1859, em Edimburgo, faleceu em 7 de julho de 1930,
em Cowborough (Susex), após viver 71 anos bem proveitosos.
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Em
junho de 1887 escreveu uma carta ao Editor da revista
"Lìght" explicando as razões de
haver se convertido ao Espiritismo. Tal carta foi publicada
na edição de 2 de julho de 1887 da referida
revista e republicada na edição de 27 de
agosto de 1927. Em 15 de julho de 1929 a "Revista
Internacional do Espiritismo", de Matão, São
Paulo, dirigida por Cairbar Schutel, publicou no Brasil
a primeira tradução integral daquela carta,
documento importante, onde o jovem médico em 1887
revelava ampla compreensão do Espiritismo e a importância
da Mensagem que a Doutrina trazia para o mundo inteiro.
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Conan
Doyle ainda escreveu um pequeno livro traduzido por Guillon
Ribeiro e sob o título "A Nova Revelação",
que descreve em detalhes como se deu sua conversão.
Outras obras doutrinárias de grande mérito,
revelando perfeito entendimento do problema religioso
do Espiritismo, afirmando a condição essencialmente
psíquica da religião espírita, "A
Religião Psíquica".
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A
doutrina da reencarnação determinou o aparecimento
de uma divergência entre aquilo que se estabeleceu
chamar Espiritismo Latino e Espiritismo Anglo-Saxão.
Estes, particularmente os ingleses e americanos, embora
aceitassem a Doutrina Espírita não admitiam
o Princípio Reencarnacionista e tal motivou os
ataques e críticas ao Espiritismo. Embora a resistência
mantida na Inglaterra e nos Estados Unidos contra o Princípio
Reencarnacionista, Conan Doyle e outros espíritas
americanos e ingleses, de renome, admitiam a reencarnação.
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Na
obra "A Nova Revelação", Conan
Doyle declara que "muitos estudiosos têm sido
atraídos ao Espiritismo, uns pelo aspecto religioso,
outros pelo científico, mas, até agora ninguém
tentou estabelecer a exata relação que existe
entre os dois aspectos do problema". Tal foi escrito
entre 1927 e 1928, sessenta anos após a desencarnação
de Kardec.
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Sabemos
que Kardec definiu e solucionou aquele problema ao apresentar
o Espiritismo como Doutrina sob tríplice aspecto:
filosófica, científica e religiosa.
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E
Conan Doyle identificava-se com o pensamento de Kardec,
aguardando que a codificação kardequiana aparecesse,
sem perceber que ela já existia e estava ao seu lado,
para lá do Canal da Mancha.