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 plar, sempre com boas notas e boa participação, formou-se no 2º grau   produção agrícola (Brasília e Sergipe). Para se habilitar adequadamen-
 em 1967, quando começou  a trabalhar como professora primária   te, fez cursos de Aperfeiçoamento específicos na área. Dentre vários,
 na mesma escola onde iniciara seus estudos: o Grupo Escolar Dom   escolho citar:
 Aristides Porto.
              - Curso de Administração por Objetivos e Engenharia de Sistemas
 Em busca de mais saber, preparou-se para o vestibular e ingres-  (INCRA/ENCC/Brasília-1974);
 sou no Curso de Pedagogia na antiga Fundação Universitária Nor-  - Curso Básico de Cooperativismo - INCRA/Brasília/1974;
 te Mineira, (hoje Unimontes) tornando-se presidente do Centro de
 Estudos Pedagógicos, órgão de classe que congregava estudantes de   -Curso para Desenvolvimento de Cooperativas Agrícolas /INCRA/
 Pedagogia da mesma Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Na   PARTNESS OF THE AMÈRICAS/Brasília/77;
 mesma Faculdade veio a ser monitora da cadeira de Sociologia Edu-  -Treinamento em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo CIE-
 cacional do mesmo  curso, Pedagogia. Prenunciava-se aí a grande pro-  E-SP/Brasília/78;
 fissional que viria a ser. Concluindo sua primeira graduação em 1971,
 com a inesperada morte do pai e a gradual mudança da família para   - Curso de Administração de Projetos de Colonização - SUPLAN/
 Brasília, onde outros irmãos já residiam para estudos, transferiu-se   Fundação Getúlio Vargas/Brasília/78;
 para lá também, onde o futuro prometia, oferecendo-lhe oportunida-  -Treinamento de Docentes e Técnicos em Desenvolvimento de Co-
 de de mais aprofundamento e diversificação nos estudos, assim como   munidades/UNB;
 possibilidades profissionais.  - Aperfeiçoamento em Elaboração e Avaliação de Projetos para Em-
 Chegando lá, paralelo aos seus estudos e trabalho, teve que se   presas Cooperativas, este realizado pelo INCRA na Universidade Fe-
 tornar uma “mãezona” dos irmãos mais novos, orientando-os nos   deral de Viçosa;
 acertos e desacertos da nova vida distante do habitat original, enquan-  - Curso para Gerentes de Cooperativas pelo INCRA/CEAG de Sergi-
 to sua mãe Ditinha se resolvia a imigrar também.  pe, em Aracaju/1981.
  Para iniciar sua trajetória de estudiosa bem sucedida na Nova   No meio de toda esta movimentação ainda acrescentou ao seu
 Cap, fez o Curso de Especialização em Orientação Educacional na   extenso currículo mais uma graduação, desta vez em Economia, pela
 Universidade Federal de Brasília (1972/73). Naquela época, início da   Universidade do Distrito Federal, anos 78/79, completando o curso
 década de 70, através do INCRA (Instituto Nacional de Coloniza-  nas Faculdades de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
 ção Agrária), o Brasil desenvolvia importante projeto de ocupação   Tiradentes, na cidade de Aracaju/Sergipe em 79 e 80, para onde se
 e implantação de comunidades rurais produtivas no centro/oeste do   transferiu devido ao seu casamento com o sergipano Dr. Dalmo Brito
 país, ainda muito desabitado, e Zélia ofereceu presença atuante em   Seixas, pessoa da mais elevada qualidade, engenheiro agrônomo for-
 muitos desses projetos. Foi  Técnica em Educação no INCRA de de-  mado pela Escola Agronômica da Universidade Federal da Bahia, por
 zembro/1971 a dezembro/81, capacitando professores dos Projetos   muitos anos Diretor da CODEVASF (Companhia do Vale do São
 Integrados de Colonização em âmbito nacional e organizando produ-  Francisco)- 4ª Superintendência Regional.
 tores assentados em cooperativas para viabilizar a comercialização da

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