Page 50 - REVISTA24
P. 50
Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros
plar, sempre com boas notas e boa participação, formou-se no 2º grau produção agrícola (Brasília e Sergipe). Para se habilitar adequadamen-
em 1967, quando começou a trabalhar como professora primária te, fez cursos de Aperfeiçoamento específicos na área. Dentre vários,
na mesma escola onde iniciara seus estudos: o Grupo Escolar Dom escolho citar:
Aristides Porto.
- Curso de Administração por Objetivos e Engenharia de Sistemas
Em busca de mais saber, preparou-se para o vestibular e ingres- (INCRA/ENCC/Brasília-1974);
sou no Curso de Pedagogia na antiga Fundação Universitária Nor- - Curso Básico de Cooperativismo - INCRA/Brasília/1974;
te Mineira, (hoje Unimontes) tornando-se presidente do Centro de
Estudos Pedagógicos, órgão de classe que congregava estudantes de -Curso para Desenvolvimento de Cooperativas Agrícolas /INCRA/
Pedagogia da mesma Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Na PARTNESS OF THE AMÈRICAS/Brasília/77;
mesma Faculdade veio a ser monitora da cadeira de Sociologia Edu- -Treinamento em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo CIE-
cacional do mesmo curso, Pedagogia. Prenunciava-se aí a grande pro- E-SP/Brasília/78;
fissional que viria a ser. Concluindo sua primeira graduação em 1971,
com a inesperada morte do pai e a gradual mudança da família para - Curso de Administração de Projetos de Colonização - SUPLAN/
Brasília, onde outros irmãos já residiam para estudos, transferiu-se Fundação Getúlio Vargas/Brasília/78;
para lá também, onde o futuro prometia, oferecendo-lhe oportunida- -Treinamento de Docentes e Técnicos em Desenvolvimento de Co-
de de mais aprofundamento e diversificação nos estudos, assim como munidades/UNB;
possibilidades profissionais. - Aperfeiçoamento em Elaboração e Avaliação de Projetos para Em-
Chegando lá, paralelo aos seus estudos e trabalho, teve que se presas Cooperativas, este realizado pelo INCRA na Universidade Fe-
tornar uma “mãezona” dos irmãos mais novos, orientando-os nos deral de Viçosa;
acertos e desacertos da nova vida distante do habitat original, enquan- - Curso para Gerentes de Cooperativas pelo INCRA/CEAG de Sergi-
to sua mãe Ditinha se resolvia a imigrar também. pe, em Aracaju/1981.
Para iniciar sua trajetória de estudiosa bem sucedida na Nova No meio de toda esta movimentação ainda acrescentou ao seu
Cap, fez o Curso de Especialização em Orientação Educacional na extenso currículo mais uma graduação, desta vez em Economia, pela
Universidade Federal de Brasília (1972/73). Naquela época, início da Universidade do Distrito Federal, anos 78/79, completando o curso
década de 70, através do INCRA (Instituto Nacional de Coloniza- nas Faculdades de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
ção Agrária), o Brasil desenvolvia importante projeto de ocupação Tiradentes, na cidade de Aracaju/Sergipe em 79 e 80, para onde se
e implantação de comunidades rurais produtivas no centro/oeste do transferiu devido ao seu casamento com o sergipano Dr. Dalmo Brito
país, ainda muito desabitado, e Zélia ofereceu presença atuante em Seixas, pessoa da mais elevada qualidade, engenheiro agrônomo for-
muitos desses projetos. Foi Técnica em Educação no INCRA de de- mado pela Escola Agronômica da Universidade Federal da Bahia, por
zembro/1971 a dezembro/81, capacitando professores dos Projetos muitos anos Diretor da CODEVASF (Companhia do Vale do São
Integrados de Colonização em âmbito nacional e organizando produ- Francisco)- 4ª Superintendência Regional.
tores assentados em cooperativas para viabilizar a comercialização da
- 48 - - 49 -