EVIDÊNCIAS

EVIDÊNCIAS
1 - A reencarnação pode ser comprovada cientificamente?

O Espírito não é passível, por enquanto, de experiências em laboratório. Podemos falar em evidências, a partir da observação de fatos que sugerem a reencarnação.

2 - Seria, então, uma questão de crença nas evidências, porquanto, mesmo tomando conhecimento delas, há quem negue o retorno à carne?

Isso ocorre mesmo com os fatos mais palpáveis. Até hoje há quem não admita que os americanos desceram na Lua, não obstante o acontecimento histórico ter sido transmitido ao vivo pela TV. Para essas pessoas, não passou de um embuste.

3 - O fato de não se poder provar com o rigor da ciência positivista a reencarnação não é um entrave à expansão desse princípio?

Isso é relativo. Não há nenhuma comprovação histórica da existência de Jesus. A História o ignorou em seu tempo. Temos evidências. Nem por isso sua passagem pela Terra é questionada.

4 - O que pode ser levantado como evidência da reencarnação?

Há inúmeras. Podemos destacar as reminiscências de vidas passadas, espontâneas ou induzidas por hipnose e técnicas de relaxamento; as crianças-prodígio; o dèjá-vu, a sensação de ter estado em algum lugar que se vê pela primeira vez ou já ter vivido determinada situação...

5 - Qual o resultado prático das pesquisas?

Assim como a manifestação dos Espíritos, a idéia da reencarnação consagra a imortalidade. O processo mediúnico nos dá a dimensão da vida espiritual, onde nos esperam as consequências do comportamento humano; a reencarnação nos dá a dimensão da vida física, situando-a como uma escola onde Deus nos oferece oportunidades de progressivo aprimoramento, em sucessivos estágios e situações compatíveis com nossas necessidades evolutivas.

6 - Se é tão importante evidenciar a reencarnação por meio de pesquisas, por que não há, no meio espírita, um trabalho mais amplo sobre o assunto?

Talvez por um sentimento de auto-suficiência. Para o espírita é algo tão óbvio que lhe parece ocioso o envolvimento com pesquisas. Não obstante, há companheiros valorosos dedicados ao assunto. Destaca o Dr. Hernani Guimarães Andrade, que possui perto de 80 casos pesquisados. Há dois livros notáveis dele, envolvendo a reminiscência espontânea: A Reencarnação no Brasil, com sete casos, e Renasceu por Amor, que enfoca a reencarnação de um padre.
7 - E fora do movimento espírita?

Pesquisa-se muito, particularmente nos Estados Unidos e na Europa. Há montanhas de livros sobre o tema. Isso é importante, porquanto tudo o que se faça no movimento espírita para comprovar que vivemos múltiplas existências na carne parecerá sempre um "puxar a brasa para nossa sardinha".

8 - Com as pesquisas, a reencarnação se tornará um princípio universal, assimilado por todas as filosofias e religiões?

Isso acontecerá mais cedo ou mais tarde, não apenas pelas pesquisas, mas principalmente pelo amadurecimento do psiquismo humano, favorecendo a reminiscência espontânea. O homem do futuro não precisará de provas. Saberá, por experiência própria.