Expoente da Codificação Espírita


João Evangelista
(Expoente da Codificação Espírita)

Filho de um bem-sucedido pescador, empresário e proprietário de vários barcos de pesca, Zebedeu e de sua esposa, Maria Salomé, da cidade de Betsaida, João e seu irmão Tiago (o Maior) foram discípulos de Jesus.

João era adolescente, o mais jovem dos discípulos de Jesus, de temperamento idealista, com seu irmão Tiago e Simão Pedro, foram os discípulos mais próximos de Jesus.

João esteve presente em todos os momentos mais importantes da vida pública de Jesus, p.ex. na transformação da água em vinho, realizada nas Bodas de Caná; na transfiguração no Monte Tabor; na casa de Jairo, o chefe da sinagoga, cuja filha estava em agonia e na cura de Verônica, a mulher hemorroissa, curada ao tocar o manto de Jesus.

Dos quatro evangelistas, apenas João e Mateus (Levi) conviveram diretamente com Jesus.

João foi o único discípulo presente aos momentos finais de Jesus, ele assistiu com Maria, os momentos de agonia e morte de Jesus, a cuja dedicação Jesus confiou cuidasse de sua mãe.

Ele instalou-se em Éfeso, na Turquia e recebeu Maria, como mãe, passando a cuidar da Senhora até o final da vida dela.

João foi o único dos discípulos de Jesus a desencarnar de forma natural, já próximo dos 100 anos.

No final do séc. XII, João, o mesmo Profeta Ezequiel, retornou uma vez mais a serviço do Cristo de Deus, reencarnando na cidade de Assis, Itália, como Francesco Bernardone, "o pobrezinho" (Poverello) Francisco de Assis.

Sua contribuição para a Codificação da Doutrina Espírita encontra-se em Prolegômenos, na abertura de O Livro dos Espíritos e também em O Evangelho Segundo O Espiritismo, Cap. VIII - Bem-Aventurados Aqueles Que Têm Puro o Coração, Instruções dos Espíritos, Item 18 - Deixai Vir a Mim as Criancinhas.
Ver menos