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Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros
               Agora no caminho de volta, descendo pela rua Camilo Prates,
          que fazia parte da cidade baixa. Também importante via de acesso,
          tem o nome do influente político Camilo Filinto Prates, que deixou
          a tradição de um trabalho voltado a nobres causas em busca do de-
          senvolvimento da cidade, deputado federal (1911-1930) pertencia ao
          partido de baixo, sendo adversário ferrenho do Dr. Honorato Alves
          (Figura 08).
               O percurso segue em direção norte até cruzar novamente com
          a rua Governador Valadares, seguindo novamente por ela até a rua
          Doutor Veloso, local muito frequentado pela população com a pre-
          sença de várias lojas de vestuário e calçados.

               A rua faz menção ao Doutor Mário Versiani Veloso, natural de
          Montes Claros, após estudar Farmácia em Ouro Preto, voltou à cida-
          de, dedicando-se à política. Foi sócio-fundador do Sanatório Santa
          Teresinha, colaborou em grande parte com a implantação do calça-
          mento na cidade e com a construção do Teatro Renascença (Cinema
          Montes Claros), sendo reconhecido por seu espírito conciliador e pela
          conduta serena.
                Retorna-se ao Largo da Matriz, onde o percurso termina em
          frente à Capela de Nossa Senhora da Conceição e São José construída
          em 1769. Em 1832, esta edificação religiosa, se apresentava em estado
          de ruína, sendo demolida em 1839 para dar lugar a atual Igreja de
          Nossa Senhora da Conceição e São José. Construída um pouco mais
          à frente em relação à capela original, ao longo de todos esses anos, a
          atual igreja passou por várias reformas, sendo hoje conhecida pelos
          montes-clarenses como Igreja da Matriz (Figura 09). A primeira cons-
          trução foi assim descrita por Ausgust Saint-Hilaire.
                           “A igreja de Formigas, muito pequena para a atual
                     população da vila, é pouco ornada no interior, e tem três
                     lados rodeados externamente por uma galeria. No santuário
                     existem três altares, dois laterias e o do meio. As imagens dos
                     santos tem na cabeça uma auréola de prata que se coloca

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