Livro de prefácios e comentários

Wanderlino Arruda

2014


Montes Claros retratos poéticos

       
Recebi, feliz e encantado, o convite das minhas amigas Ângela Martins Ferreira e Karla Celene Campos para este prefácio de MONTES CLAROS – RETRATOS POÉTICOS. Louvados sejam versos e imagens, abençoadas as ideias de união foto-poesia, mil louvores a esta cidade da arte e da cultura. Agora sim, o canto é colorido, cores e formas se enriquecem em escultura viva, o espaço-tempo é mais do que poético. Merecido amor!
       

         Representação do real, elemento afetivo em Maurois, a arte ganha novo prisma com Malraux: não é nem representação nem enquadramento, pois nasce da fascinação, do inapreensível e até da não-cópia das formas do mundo. A arte é, acima de tudo, uma necessidade de criação, muitos de nós, graças a Deus, a ela sujeitos. Frementes de utopias, só nos sentimos completos com a encenação romântica de nossos sonhos. Alimentamo-nos sempre do contemplativo, seja gratificando nossos sentidos, seja musicalizando infinitudes, comportamentos que só a alma pode entender: eterna busca, catarse.

         Ângela Martins é mestra do encontrar perspectivas, do olhar, do ver e do sentir. Sabe, como ninguém, eternizar essências e vivências e fixar a viagem da luz por multifacetados movimentos na realidade e na arte. Sua câmera é ou parece ser, em tempo integral, inteligência e emoção, instrumentos de otimismo e fé, seja nas pessoas, seja nas coisas. Cada clique seu é fenômeno de belezas, movimento, registro e impressão de nuances que despertam gosto e cheiro de eternidades. Ângela, ao mesmo tempo fotógrafa e pintora, sabe usar o talento que Deus lhe deu com o máximo de engenho e arte. Por seu trabalho, Montes Claros e nossa região, assim como presente e futuro, muito terão que agradecer. Suas fotos constituem e constituirão o mais legítimo e romântico marcar de lugares e coisas ligados ao nosso coração. Elas farão parte da nossa pertença, da nossa intimidade com a terra e a vida norte-mineiras. Com elas será eterno o amarelo sertanejo do nosso pequi, serão eternas as multicores das fitas das festas de agosto, perfume inconfundível de bem temperada memória.

         Karla Celene, especialista no ensino de português e espanhol, doutora na tecelagem de sonhos, representa o que temos de mais legítimo em poesia e prosa sempre equilíbrio e coesão nos textos. Seus escritos marcam e demarcam momentos de tessitura perfeita, forma e fundo em respeitoso convívio com a gramática e a música dos significados. Cada verso de Karla é como uma flor que desabrocha, brisa que conforta, um café quentinho que nos desperta para o viver completo. Seiva e fruto, laço de triunfo, finitude de lição bem ritmada, olhar que louva e registra. Os versos de Karla em MONTES CLAROS – RETRATO POÉTICO são respiradouros para a imensidão do mundo, ciranda com sina de multiplicar existências, água corrente para lavar as pressas da vida e do amor. Contidos, precisos, sonoramente vivos, sugerem perspectivas de sons e de cores, em multidão de acalantos. "Louvado seja o olhar que da janela espreita", porque bem-aventurados o fruto do ventre e os frutos da terra. "Água corrente é feito a vida da gente. Água lava, água leva".

         Temos que dar graças a Deus por estas duas meninas existirem. Uma dádiva à nossa terra, ao nosso povo, a corações e inteligências dos vívidos montes claros. Espaços, perspectivas, formas, cores, tudo muito lindo, tudo legendado por versos de pura poesia, um reconhecimento de majestade e beleza transcendentes. Louvável mescla de riqueza e talento, manifestação espiritual de quem sabe o valor do otimismo, destino e vida para elas mesmas e para todos que sabem e querem amar.

MONTES CLAROS – RETRATOS POÉTICOS chega num importante momento da nossa história, quando o sesquicentenário marca presença com um lindo halo de entusiasmo, em luminosidade nunca antes vivida e sentida. É uma realização gráfica do maior capricho, para contemplação e leitura em momentos de calma, como se estivéssemos em verdejante vale, divinamente batizado por águas de purificação.

Parabéns, garotas; parabéns, Ângela e Karla.  Montes Claros e o Norte de Minas, conscientes e protocolares, muito lhes agradecem.

Voltar

 

 




Wanderlino Crônicas
Wander Poesias
Ebooks
Academia 11
Academia de Letras
Aclecia
Automovel Clube
Agenda
Agenda 2
Astro
Aventura 100
Balade
Banner
Blog Poemas
Blue Book

Brasil Poesias
Brazilian Culture
Brazilian Literature
Channel 202
Charm Poem
Charme
City Links
Connecting BR
Crônicas
Culture
Cultura Virtual
Denilson Arruda

Ebook Wander
Elos MG
Elos Clube M. Claros
Esperanto
Espiritismo Online
Folclore Brasil
Forest 133
Fortune
Fundacao Marina
Gold Democracy
História de M. Claros
História M. Claros
Horizon 51
House Tree
IHGMC
IHGMG
Island 111
Links Espíritas

Links Espíritas hpg
Literature
Litoral Sol
Logos Brasil
Love
Love Ideas

Love Poems

Messages

Mensagens Espíritas
Mensagens p/ Lembrar
Montes Claros
Montes Claros MG
Montes Claros Net
Multiply
Pensamento 11
Planalto Brasil
Poemas

Poemas blogs
Poema Virtual
Poetry Poem
Poetry
Portal Dois 1
Predicado 1
Prefácios

Promenade 33
Rotary 4760 hpg
Rotary Club
Rotary Norte
Skymaster 100
Soneto Música
Tempo Brasil
Tempo Virtual 1
Tripod

Tropical Amazon
Wanderlino
Wanderlino.hpg
Wanderlino.net
Wander One